O QUE EU POSSO LEVAR NA MALA?
- dicasportulegal
- 12 de fev. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de jun.

O que se vai levar na mala depende muito de como a pessoa vai embarcar nessa experiência migratória.
Então vamos começar narrando o texto para o mais complexo dos casos:
Vou entrar como turista em um país, mas com a intenção de migrar, o que eu posso levar na mala?
As ações nos portos e aeroportos tem a finalidade exatamente de coibir essa migração irregular, por isso temos que entender o que eles pensam ao examinar a mala de um passageiro.
E o pensamento é muito simples: O que o turista traria na mala?
Então vamos pensar como eles na hora de fazer as malas, certo?
Então vamos imaginar que você está informando que fará uma viagem de 15 dias. O que você levaria na mala para passar 15 dias em circunstâncias normais?
Roupa óbvio...
Não é tão óbvio assim... Por exemplo se estou indo no inverno para Europa, não faz qualquer sentido levar 5 conjuntos novos de biquini, canga, saída de praia, ou sungas, 10 shorts e 10 camisetas, 5 conjuntos de academia, etc.
Assim como não faz sentido levar, no verão, vários casacos e vários echarpes, blusas de lã e calças de neve.
Por isso preocupe-se em trazer roupas da estação e preferencialmente uma quantidade adequada à quantidade de dias que informa que vai passar no país.
Não precisa se preocupar em ter que usar roupas repetidas, isso é uma coisa que os brasileiros reparam, os europeus em geral não...
Mas seguem outras questões importantes...
Sabemos que é uma coisa difícil deixar para traz uma vida inteira, levar na mala um “quase nada da sua vida”, mas a verdade é que você inicialmente vai ter que estar TOTALMENTE DESAPEGADO DA SUA VIDA PASSADA, para poder correr o mínimo de risco.
Você pode trazer uma pastinha com um tanto de documentos, ok!
Mas NÃO traga os documentos que possam ser desnecessários e/ou chamar atenção...
Não é necessário trazer contas pagas ou a pagar, nem documentos do carro ou da casa, não traga seus diplomas de primeiro grau, nem a fotinho da sua formatura do pré-escolar, essas coisas podem chamar muita atenção.
Claro que na pasta pode conter seus documentos pessoais, e um par de documentos muito importantes, se estiver trazendo histórico escolar e outros documentos apostilados, dificulte a vida da pessoa que poderá abrir a sua mala.
Coloque em pastas escuras, dentro da pasta coloque os documentos em um saco plástico deixe a vista papeis que não teria problema como voucher de hotel, bilhetes de avião, mapas e uma lista de locais que pretende conhecer...
Você pode colocar dentro de um livro uma meia dúzia de fotos, mas não pense em trazer os 7 álbuns de quando seu filho era bebê, escaneie as fotos, guarde na casa de um parente, mas não cometa esse erro.
Você pode trazer um jogo de toalhas, um kit de higiene pessoal, e objetos íntimos, shampoo, condicionador, cremes, sabonete, desodorante, pode trazer um secador de cabelo e a chapinha, máquina de barbear, pode trazer óculos escuros e até chapéu...
Mas lembre-se você está dizendo que vai passar 15 dias, então não tente trazer 7 unidades de cada uma dessas coisas.
(Lembre-se que certas coisas não poderão ir na mala de mão).
Posso levar meu notebook, meu tablet, meu kindle, meu telefone novo e o antigo?
Sim pode... simplesmente dirão que você é uma pessoa muito tecnológica... e se te perguntarem porque 2 telefones? Diga: Vou comprar um chip para colocar no velho e poder me comunicar por aqui...
Pode acrescentar uma máquina fotográfica, um relógio comum e um smart watch e até uma caixinha de som que se misture no meio da roupa.
Mas desista de trazer seu Playstation, sua TV ou sua Alexa... vende aí e compra lá...
A mesma coisa de utensílios de cozinha e eletrodomésticos...
Se tem uma caneca que você não vive sem, ou um bichinho de pelúcia ou um carrinho que você não vive sem e precisa trazer... um truque básico, embrulhe para presente, se te perguntarem o que é diga que é uma lembrança para um amigo que você vai encontrar... tenha em mente o nome desse amigo e onde ele mora, caso te perguntem...
Você pode trazer 1 ou 2 livros, não mais que isso.
Remédios, essa é uma coisa um pouco mais complexa porque temos 2 lados, mas vamos tentar equilibrar:
Você pode trazer um kit de remédios tipo gripe, antialérgico, dor de cabeça, dor no estômago e essas coisas, sem problemas, se quiser trazer outros tipos de remédios, antibióticos, anti-inflamatórios, ou o que te faça falta convém trazer também a receita.
Mas não exagere nas quantidades, lembre-se que você vai "passar 15 dias".
Por outro lado, se você usa medicamentos de uso continuado, o correto seria trazer uma quantidade para passar pelo menos uns 3 meses.
Se te perguntarem porquê da quantidade explique que se trata de um medicamento de uso diário e diga: meu seguro morreu de velho, acontece uma emergência e eu não embarco de volta estou eu com um problema ainda maior.
Contudo, uma sugestão valiosa é procurar de antemão se o seu medicamento existe no país, com qual nome e se são as mesmas quantidades, se precisa de receita médica, e qual o valor...
Caso você tenha que trocar vale a pena ter em mente que já terá que estar organizado para ter um acompanhamento médico na troca.
Caso você tenha outras dúvidas do que deveria ou não trazer na mala, pode enviar perguntas que teremos prazer em responder.
Agora, se sua mudança não é tão regada a aventuras e suspense, e você tem um passaporte vinho (Europeu) ou um visto carimbado no seu azulzinho, fique mais tranquilo, neste caso o céu é o limite e você só não poderá trazer na mala o que é proibido pelas companhias aéreas.
Esperamos vocês aqui!!!
Comments